Novo ministro da Secretaria de Comunicação diz que governo precisa 'evoluir no digital' e alinhar expectativas
07/01/2025
Sidônio foi o marqueteiro da campanha presidencial de Lula em 2022. Ele vai substituir o deputado Paulo Pimenta (PT-RS), que ficou dois anos à frente da comunicação do Planalto. Ana: Sidônio Palmeira leva equipe ao Palácio do Planalto
Sidônio Palmeira, escolhido por Lula para a Secretaria de Comunicação, afirmou nesta terça-feira (7) que o governo precisa "evoluir" nas plataformas digitais e alinhar a gestão às expectativas da população.
Sidônio foi o marqueteiro de Lula na campanha presidencial de 2022, quando petista derrotou o então presidente Jair Bolsonaro (PL).
O novo ministro substitui no cargo o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), que comandou a Secom nos últimos dois anos.
"A gente precisa é que aconteça, é que tem uma expectativa grande com governo, tem a gestão e tem percepção popular. Eu acho que a gente precisa alinhar essas três coisas. E esse que é o desafio nosso: expectativa, gestão e percepção popular fiquem equilibradas", afirmou Sidônio a jornalistas.
O substituto de Pimenta disse ter visto trecho da entrevista do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, à GloboNews, na qual o chefe da equipe econômica apontou problemas na comunicação do governo.
Sidônio disse que a comunicação deve ser uma tarefa de todo o governo. "Tem a política, tem a gestão e tem a comunicação. Esses três entes são interligados, são transversais", avaliou.
O novo ministro disse ainda que há críticas à performance do governo nas redes sociais. "Alguns dizem que até é analógica", declarou.
"Acho que a gente precisa evoluir nisso. Precisa ter uma evolução", acrescentou Sidônio.
Sidônio Palmeira (à esquerda), escolhido por Lula para substituir Paulo Pimenta (à direita) na Secretaria de Comunicação
Lucas Leffa/Secom-PR
Sidônio e Pimenta indicaram que a posse do publicitário deve ocorrer na próxima semana. Uma das datas avaliadas é a terça-feira (14).
Pimenta afirmou que tirará uns dias de férias e que combinou com Lula que só tratará sobre o futuro após o descanso. Ele pode ser deslocado para outra pasta ou reassumir o mandato de deputado federal.
"Para mim é algo muito tranquilo poder hoje estar aqui na Secom e, eventualmente amanhã ou depois, poderei ter outra tarefa, outra função", disse Pimenta.
Sidônio afirmou que começará um "segundo tempo" na comunicação do governo. Ele lembrou que não tem experiência de trabalho em governos. O novo ministro também se apresentou como "publicitário" e afirmou não gostar do termo "marqueteiro".
Lula queria um 'profissional da área', diz Pimenta
Ministro Paulo Pimenta e o presidente Lula, em imagem de maio de 2024
Ricardo Stuckert
Paulo Pimenta afirmou que é um desejo de Lula ter à frente da Secom na segunda mandato do governo um profissional da área.
O atual ministro é jornalista de formação, porém quando concluiu a graduação já atuava como político no Rio Grande do Sul – atualmente ele está no sexto mandato consecutivo de deputado federal.
"O presidente quer ter, à frente da Secom, uma pessoa que tenha um perfil diferente do perfil que eu tenho. Um profissional de comunicação, uma pessoa que tenha experiência, que tenha talento, a criatividade, a capacidade de poder exercer essa tarefa e poder coordenar essa política de comunicação do governo no próximo período", disse Pimenta.
A Secretaria de Comunicação
Sidônio Palmeira assumirá Secretaria de Comunicação Social do governo
A Secom é responsável, entre outras funções, por formular e implementar a política de comunicação e de divulgação das ações e dos programas do governo federal, além de cuidar da publicidade e do relacionamento com a imprensa.
Lula afirmou em dezembro que desejava "fazer as correções necessárias" para melhorar a comunicação do governo. O presidente se queixa do predomínio da direita nas redes sociais e entende que as ações da sua gestão não chegam de forma adequada até a população.
No meio do terceiro mandato presidencial, Lula deseja melhorar a aprovação da sua administração. Segundo pesquisas Datafolha e Quaest, cerca de um terço dos entrevistados têm avaliação positiva sobre o governo.
Especialista em marketing político, Sidônio atua há mais de três décadas no meio publicitário. Construiu a carreira na Bahia, onde foi o responsável por campanhas vitoriosas de Jaques Wagner e Rui Costa ao governo estadual.
Em 2022, Sidônio assumiu o posto de marqueteiro de Lula na pré-campanha. Após a posse do presidente, ele manteve o contato com o petista. Sidônio era visto com frequência no Palácio do Planalto e dava suas opiniões sobre ações do governo.
Nos últimos meses, o marqueteiro ampliou a presença em Brasília. Antes de ser anunciado ministro, participou do pronunciamento do pacote de corte de gastos, feito pelo ministro Fernando Haddad (Fazenda) e da reunião ministerial de fim de ano que Lula fez no Palácio da Alvorada.