(Foto: Reprodução) Alessandro Stefanutto e mais 5 servidores do instituto foram afastados em meio a investigações sobre um esquema de fraudes de R$ 6,3 bilhões em aposentadorias e pensões. Lula manda demitir presidente do INSS
O presidente Lula (PT) mandou demitir o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, após operação da Polícia Federal contra fraudes em aposentadorias e pensões. O temor é de que o escândalo se alastre e possa afetar a imagem do governo.
A Secretaria de Comunicação Social do governo confirmou o pedido de Lula para demitir o presidente do INSS.
Stefanutto e mais 5 servidores do INSS foram afastados de suas funções por suposto envolvimento em esquema de fraudes no instituto. Investigação aponta descontos irregulares de até R$ 6,3 bilhões em aposentadorias e pensões.
A demissão tem de vir por Carlos Lupi (PDT), que é o ministro da Previdência Social, e a informação é de que uma nota deve ser divulgada em breve, ainda nesta quarta-feira (23).
Inicialmente, Lupi tentou manejar o timing do anúncio para não melindrar o Stefanutto num momento de extrema pressão, como informado no blog da Daniela Lima. Para o Planalto, a permanência do chefe do INSS é "impossível".
O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto.
Divulgação/INSS
O presidente afastado do INSS é servidor de carreira desde 2000 e, até pouco tempo, era filiado ao PSB. Atualmente, está filiado ao PDT, de Carlos Lupi, responsável por sua indicação ao cargo.
A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) fizeram uma operação nesta quarta-feira (23) em 13 estados e no Distrito Federal contra as fraudes.
As entidades investigadas cobravam mensalidades de aposentados e pensionistas, sem autorização. Os desvios ocorreram entre 2019 e 2024.
LEIA MAIS:
Fraude no INSS: entidades sem estrutura falsificavam assinaturas para 'associar' aposentados e descontar mensalidades
Aposentados foram 'vítimas fáceis' de criminosos que se apropriaram de benefícios, diz Lewandowski
Lula cobra ministro da Previdência, Carlos Lupi, sobre falta de ação em desvios no INSS
Lupi diz que indicação de Stefanutto foi de sua 'inteira responsabilidade'
Servidores envolvidos em investigação apostam na demissão do chefe do INSS