Lula deve evitar politizar 'Abraço à Democracia' para não contribuir com polarização
Valdo Cruz: governo quer mensagem de unificação no 08/janeiro
A realização do “Abraço à Democracia” para marcar os dois anos de 8 de janeiro de 2023 é um evento importante para evitar que os atos golpistas caiam no esquecimento. O governo vai errar, porém, se decidir politizar a cerimônia de hoje em Brasília.
Segundo assessores presidenciais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) precisa, sim, relembrar o que aconteceu em Brasília, um crime contra a democracia, mas não deve usar o ato para ficar atacando bolsonaristas e contribuindo para a polarização, ajudando a dividir ainda mais o país.
O tom das suas falas nesta quarta-feira (8), dois anos depois dos atos golpistas, irá na linha da pacificação se ele seguir conselhos de sua equipe. Com isso, vai inclusive acenar para opositores de seu governo que são apoiadores de Bolsonaro, mas desaprovam os atos golpistas que colocaram em risco a democracia no Brasil.
Assessores lembram pesquisa da Quaest mostrando que 85% de eleitores do ex-presidente Bolsonaro condenam os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. E que aumentou o percentual dos que atribuem responsabilidade a Bolsonaro pelo que aconteceu. Esse é um grupo de eleitores que pode ser trabalhado pela comunicação do governo.
Uma ala mais radical do governo defende, porém, que Lula não pode perder a oportunidade de desgastar ainda mais a imagem do ex-presidente da República, para reduzir o seu potencial como cabo eleitoral na disputa presidencial de 2026.FONTE: https://g1.globo.com/politica/blog/valdo-cruz/post/2025/01/08/lula-deve-evitar-politizar-abraco-a-democracia-para-nao-contribuir-com-polarizacao.ghtml